terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A vitória sobre os gigantes

Categories:

II Sam. 21:15-22

I Sam. 17:41-58

INTRODUÇÃO

Todas as pessoas tem problemas. Lutas e dificuldades não são novidades para ninguém. Seja qual for a sua condição social, seu nível de inteligência ou a sua compreensão da vida, o caminho de cada um, enquanto individuo, será um constante desafio e superação de obstáculos.

De pouca valia será tentar minimizar o problema que a pessoa está enfrentando com os clássicos chavões: "isso não é nada", "isso passa", "essas coisas acontecem" ou "há pessoas que passam por problemas piores que o seu".

Cada pessoa tem a sua maneira de encarar os problemas, que variam muito de acordo com a sua personalidade, vivência e histórico familiar.

Problemas que podem parecer pequenos e fácilmente superáveis para alguns, para outros podem assumir a proporção de verdadeiros GIGANTES.

A Bíblia, a Palavra de Deus, nos ensina princípios básicos para o enfrentamento e superação dos problemas:

• Sempre que houve confronto com gigantes na biblia, eles morreram - II Sam. 22:38-41

• Se um gigante não é morto por completo, ele procria e no futuro você terá de enfrentar seus filhos, que também serão gigantes - II Sam. 21:20-22.

• Quando você se dispõe a enfrentar os gigantes, você recebe socorro inesperado - II Sam. 21:15-17

• Qualquer situação é mais fácil de ser controlada no início. Se adiamos decisões, se nos recusamos mexer no problema o gigante se torna cada vez maior, se reproduz e a nossa luta fica mais dificil.

Pedir que Deus nos livre das mãos dos gigantes nem sempre pode ser uma boa idéia. Quando ficamos livres dos gigantes, muitas vezes começamos a ocupar a nossa vida com os anões que estão à nossa volta e o diabo se encarrega de fazer com que esses anões se transformem ou, pelo menos, pareçam gigantes. O enfrentamento é a melhor tática e a que nos traz mais gratificação espiritual.

É muito mais produtivo que, ao invés de Deus simplesmente tirar os gigantes do nosso caminho Ele nos dê capacitação para exterminá-los.

Se você quer aprender a vencer os gigantes que tem se levantado em sua vida acompanhe alguns princípios da Palavra de Deus:

QUEM SÃO OS GIGANTES?

1. O gigante do impossível - Ex. 14:10-16

Moisés tinha o mar diante de si e o exército de Faraó atrás. Estendendo a mão sobre o mar como Deus havia ordenado ele se dividiu e o povo pode atravessá-lo a seco.

2. O gigante do incoerência - Gen. 22:2

Para provar a Abraão o Senhor lhe pede que sacrifique o filho que lhe havia sido dado por promessa.

3. O gigante da intimidação - I Sam. 17:44-45

O gigante Golias tentou intimidar a Davi de todas as formas, desprezando-o por causa da sua aparente falta de capacidade para enfrentá-lo na batalha.

4. O gigante da própria limitação - Jer. 1:5-10

Quando foi chamado por Deus para ser profeta às nações Jeremias argumentou com Deus sobre a sua limitaçao para o cargo: "Eu não sei falar, não passo de uma criança". Deus o capacitou.

5. Jonas enfrentou o gigante da desobediência - Jonas 1:3

Chamado por Deus para pregar em Nínive ele desobedeceu e passou pela experiência de ser engolido pelo peixe, vivendo em seu interior tres dias até tomar consciência e obedecer o mandado do Senhor.

6. O gigante da importunação - Juizes 16:16

Como uma figura de Satanás, Dalila importunava Sansão todos os dias na tentativa de descobrir o segredo de sua força, até que conseguiu o seu intento.

7. O gigante da simplificação - II Reis 5:13

Ignorando tudo o que estava envolvido na situação, o general Naamã simplificou o problema alegando que os rios da sua terra eram mais limpos que os de Israel.

8. O gigante da perseguição - Dan. 6:4-5

Daniel foi perseguido por causa da sua fidelidade a Deus.

9. O gigante da ignorância - Os. 4:6

Oséias afirmou que o povo estava sendo destruido porque lhe faltava o conhecimento do Deus verdadeiro.

10. O gigante da religiosidade - Mat. 23:13-36; Heb. 13:12

Jesus enfrentou os religiosos da sua época que obedeciam preceitos mas não tinham amor pelas pessoas.

As armas do cristão:

- Armas da luz - Rom. 13:12

- Armas da justiça - II Cor. 6:7

- Armas não carnais - II Cor. 10:4

- Armadura de Deus - Ef. 6:11

- Armas da santidade - I Pe. 4:1

Muita coisa na mão, com o diabo, vale pouco e dá errado - I Sam. 17:4-7

- capacete de bronze

- couraça de cinco mil ciclos de bronze

- caneleira e dardos de bronze

- haste de lança como o eixo do tecelão

Todo esse aparato tinha uma brecha e foi por alí que a pedra o atingiu.

A vida de muitos cristãos é gigantescamente filistéia: tem um aparato muito grande em volta, com muito peso, muito barulho e muito orgulho; mas deixam brechas pelas quais o diabo entra na hora que ele quiser.

• O jovem rico tinha muitos bens e guardava os mandamentos, porém, quando Jesus pediu que ele o seguisse, retirou-se triste - Mat. 19:16-22.

• O homem rico tinha os celeiros cheios e a alma vazia - Luc. 12:16-21

• Igreja de Laodicéia - Achava-se rica e abastada, mas era infeliz, miserável, pobre, cega e nu - Apoc. 3:17

• Esaú tinha direito à primogênitura e à herança de seu pai, porém, foi enganado e trocou tudo por um prato de lentilhas - Gen. 25:27-34.

• Jesus foi tentado justamente a fazer parte desse grupo - Mat. 4:1-11 - "Te darei todos os reinos do mundo, se prostrado me adorares".

Qualquer coisa na mão, com Deus, vale muito e dá certo - v. 40

- Um cajado

- 5 pedras

- Uma funda

• Um adolescente que tinha apenas 5 pães e 2 peixes fez deles instrumentos para um dos maiores milagres realizados por Jesus - Jo. 6:5-13.

• Migalhas do poder de Jesus foram suficientes para curar a filha da mulher cananéia - Mat. 15:21-28

• Uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem, foi o prenúncio de uma grande chuva, conforme Elias predissera - I Reis 18:44-45.

• Igreja de Filadélfia - pouca força, mas guardava a Palavra de Deus - Apoc. 3:8

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

No Response to "A vitória sobre os gigantes"

Postar um comentário